top of page
CONGESTÃO - Projeto Urbano na Região Intermunicipal Pavuna-São João de Meriti
Autor:
Yasmin Anefalos de Oliveira
Orientador(es):
Fabiana Izaga
Instituição:
UFRJ
Este projeto busca analisar o impacto de grandes infraestruturas de transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Os “espaços perimetropolitanos” criam-se através de justaposições, fragmentos urbanos articulados por grandes eixos de infraestrutura, deficientes em planejamento urbanístico. Dispersão, fluidez, ambiguidade e informalidade regem essas áreas, configurando entraves ao esenvolvimento integrado socioeconômico local e regional.
Em meio a um nó caótico de rede metropolitana, a área entre São João de Meriti e Pavuna (Rio de Janeiro) é composta por modais de trem e metrô, além de redes viárias dispersas, utilizadas como acesso tanto para a população local dos dois municípios, quanto conexão a nível metropolitano. Devido à importância deste entroncamento para ambas as escalas, faz-se necessário repensar a articulação desses modais, entre si e seu entorno.
O projeto almeja ativar fronteiras urbanas, com a finalidade de transpô-las e habitá-las, trazendo congestão e multiplicidade de usos a um meio com fracos atrativos. Propõe-se a reorganização de áreas residuais ao longo do eixo férreo, com sua ressignificação e ativação de pontos estratégicos. Assim, valorizam-se as relações ao nível do chão e fluxos já existentes, conectando estações de trem, metrô e ônibus através de um eixo, ao qual se acoplam e ramificam diversos usos.
1/3
bottom of page