top of page
A Condição Litorânea de São Gonçalo, um município fluminense
Autor:
Felipe Sacramento Xavier
Orientador(es):
Vera Regina Tângari
Instituição:
UFRJ
A Condição Litorânea de São Gonçalo, um município fluminense” estuda o segundo município mais populoso do estado do Rio de Janeiro, localizado às margens da Baía de Guanabara no leste metropolitano. Costeira, a cidade teve parte significativa de sua orla modificada e obstruída pelo traçado da rodovia BR101, principal meio de deslocamento entre a capital e a região das baixadas litorâneas.
As áreas da orla da cidade não alteradas pela construção da rodovia, onde os ecossistemas costeiros encontram-se mais íntegros, estão ameaçadas pela ocupação inadequada, agravada pelo desenvolvimento econômico petro-dependente, e são objeto de domínio e disputa territorial do tráfico sob as políticas de segurança pública empregadas pelo estado, omisso e violento. A cidade, outrora agrícola e industrial, desenvolveu-se aquém de sua condição litorânea, com centralidades interiorizadas e valores paisagísticos do litoral menosprezados em seus planos urbanos.
Como resposta a este quadro de injustiça socioambiental, o trabalho propõe a criação da Área Especial de Desenvolvimento Costeiro Sustentável e, para ordená-la, o Plano Orla de São Gonçalo - dividido em 2 eixos e 5 unidades de paisagem - que busca repará-la e desenvolvê-la como lugar de encontro e vivência, valorizando as relações socioespaciais à beira e nas vizinhanças d’água do mar.
1/3
bottom of page